Buscar
  • Equipe SOW SPORTS

Novos horizontes para as mulheres no Futebol

Atualizado: 11 de Abr de 2018


Entenda algumas mudanças anunciadas pela FIFA, CONMEBOL e CBF, e como elas podem afetar o futuro do futebol feminino.



Muitas são as mudanças que estão acontecendo, desde a divulgação das novas diretrizes delineadas pela FIFA, para o desenvolvimento do futebol feminino.


A CONMEBOL e a CBF alteraram seus regulamentos, tornando obrigatória, a partir de 2019, a manutenção de equipes femininas, principal e juvenil, nos clubes que desejam disputar competições oficiais.


O regulamento diz que o clube deve manter uma equipe principal feminina e pelo menos uma categoria juvenil feminina ou associar-se a um clube que possua essas categorias, garantindo todo o suporte técnico, de equipamento e infraestrutura, além de disputar as competições oficiais nacionais e regionais.


Conheça o Regulamento de licenciamento dos clubes da CONMEBOL e e CBF.


Outra regra importante, divulgada pela CBF, foi a exigência do registro dos contratos profissionais das jogadoras, a partir de janeiro de 2018, no sistema da FIFA - Transfer Match System (TMS).


Essa é uma medida que favorece clubes e jogadoras que mantêm relações através de contratos profissionais. O vínculo viabiliza que o clube negocie a venda ou empréstimo dessas atletas a outros clubes nacionais e internacionais, possibilitando a valorização dessas jogadoras e aumentando a possibilidade de retorno dos investimentos realizados.


Outro benefício da inclusão do registro no sistema é a possibilidade dos clubes, que investem na formação de jogadoras, se beneficiarem através do mecanismo de solidariedade, garantindo um percentual das vendas futuras dessas jogadoras, proporcional ao tempo que contribuíram para sua formação.


Alguns dos mecanismos utilizados para garantir a sustentabilidade dos negócios no futebol masculino, foram replicadas para a modalidade feminina, o que mostra que o mercado está se estruturando para um maior desenvolvimento.


E aí, deixe seu comentário sobre essas mudanças e sobre o que você espera para o futuro do futebol feminino.


Quer saber mais sobre as mudanças que vem ocorrendo no futebol feminino?


Acompanhe nosso blog e siga nossas páginas.